Meu micro liga sozinho quando conecto ele na tomada. O que fazer?

A situação é a seguinte: toda vez que ligamos o cabo de energia do computador na tomada ele liga sozinho, sem precisar acionar o botão Power no painel frontal do gabinete, ou da CPU, como ficar mais fácil.

A solução poderá ser simples para alguns casos, mas em outros nem tanto. Existem alguns fatores que podem ocasionar esse problema:

  • Excesso de poeira interna no gabinete e na fonte de alimentação;
  • Excesso de umidade no local onde o computador está instalado;
  • Problemas com o Setup da BIOS ou na própria BIOS;
  • Pilha da CMOS descarregada ou em curto;
  • Defeito na fonte de alimentação;
  • Instalação elétrica precária;

Existem outros fatores, mas esses são os principais.

mulher e computador 600x300 300x150 Meu micro liga sozinho quando conecto ele na tomada. O que fazer?

 

Por onde começar?

A primeira coisa que faço é resetar o Setup da BIOS através do jumper Clear CMOS na placa mãe (ver imagem abaixo).

cmos jumper 300x225 Meu micro liga sozinho quando conecto ele na tomada. O que fazer?

Geralmente esse jumper fica ao lado da bateria da CMOS e vem decalcado ao lado dela a inscrição clear cmos ou CLRTC ou algo parecido, como você pode observar na imagem acima.

Para resetar a BIOS basta mudar o jumper de posição. Para fazer isso desconecte o PC da tomada e mude o jumper de posição. Exemplo: se estiver na posição 1 e 2, remova-o e coloque na posição 2 e 3. Feito isso ligue o computador na tomada e aperte o botão ligar. Você irá perceber que o computador não ligará. Isso é normal.

Feito isso, desconecte o PC da tomada novamente e volte o jumper para a posição original. Conecte o PC na tomada novamente e veja se o problema de ligar sozinho foi resolvido.

Se sim, ligue o computador e re-configure o setup novamente.

Meu problema não foi resolvido, e agora?

Bem, se o problema não foi resolvido será preciso fazer uma manutenção preventiva no computador e uma corretiva, caso seja necessário.

Primeiramente, faça uma limpeza geral no interior do gabinete. Remova toda poeira, maus contatos das memórias e periféricos, gorduras, troque a pasta térmica do processador, limpe todos os dissipadores, coolers e a fonte de alimentação.

Se possível substitua a fonte para ver se o problema está nela.

Verifique se não há excesso de umidade no local. Se tiver utilize dentro do gabinete aqueles saquinhos que absorvem a umidade. Tome o cuidado de trocá-los com freqüência.

Atualize a BIOS da sua placa mãe para a última versão. Mas lembre-se que esse é um procedimento perigoso que pode “matar” sua placa mãe. Se não tiver segurança, não o faça!

E pra finalizar, caso não consiga resolver por conta, valorize o profissional em manutenção de computador contratando-o para resolver o problema ou para seguir esse tutorial com segurança.

Desejo a você todo sucesso e até o próximo post.

Gostou?! Compartilhe!

Rodrigo Nascimento

Técnico em Informática desde 2004 e blogueiro quase em tempo integral, quero nesse espaço passar um pouco do que aprendi em tanto tempo lidando com computadores e clientes. Sinta-se bem a casa também é tua!

Website: http://tecnascimento.com/sobre

3 Comentários

  1. Alex

    Obrigado pelo apoio, mas mesmo eu tenho resetado o BIOS e feito todo esse procedimento, pois não fucionou o que eu devo fazer?

  2. Oi Alex. Seria necessário testar sua sua rede elétrica e logo em seguida a fonte de alimentação do seu computador, exatamente nessa ordem. Teria que verificar se a fase e o neutro não estão invertidos na sua rede elétrica. Também é importante colocar uma outra fonte no local da sua para ver se ela não está com problemas. Até!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *