Como trocar a Placa Mãe sem formatar o Windows

Eu sei que tem gente que não gosta de formatar seu computador com frequência. São configurações pessoais, muitos arquivos para o backup, tem que reinstalar tudo novamente. Pois é, eu sei de tudo isso. Mas o que fazer quando sua placa mãe queima ou simplesmente quer trocar por outra placa mais “potente”? Na maioria dos casos tem que se reinstalar o Windows para que tudo volte a funcionar novamente.

Se esse é o seu caso, não se preocupe! Nesse tutorial eu estarei ensinando a trocar a placa mãe sem formatar o windows, apenas os drivers da placa nova.

Bem, sem mais delongas, vamos em frente!

Método 1 – Trocando os arquivos da pasta system32. Aplicado antes de mover o HD.

Bem, o método 1 só funciona no Windows XP, mas ele é bem simples.

1- Faça o download dos arquivos clicando aqui.

2 – Após o download, extraia os arquivos.

3- Agora copie os seguinte arquivos Atapi.sys, Intelide.sys, Pciide.sys, Pciidex.sys para a pasta C:WindowsSystem32Drivers. Se perguntar se deseja substituir os arquivos clique em Sim para todos.

4- Logo após copiar os arquivos, retorne à pasta que você extraiu os arquivos e dê um duplo clique no arquivo Mergeide.reg e logo em seguida em Sim.

5- Agora DESLIGUE o computador e transfira seu HD para a máquina nova. Logo após iniciar o computador basta instalar os drivers da nova placa.

Método 2 – Instalando os drivers IDE/ATA padrão. Aplicado antes de mover o HD.

Esse procedimento funciona no Windows XP e 7, eu mesmo já testei e funcionou!

1- Vá em Iniciar > Painel de Controle > Sistema

2- Clique na aba Hardware e logo em seguida em Gerenciador de Dispositivos.

3- Abra Controladores ATA IDE / ATAPI, clicando no sinal +

4- Clique com o botão direito sobre o primeiro controlador na lista e Selecione Atualizar controlador conforme figura abaixo (é claro que não vai ser igualzinho no seu computador mas será semelhante a isso ;-))

5- Quando perguntar “O Windows pode conectar ao Windows Update e pesquisar?” Selecione “Não, não desta vez, e clique em Avançar.

6- Selecione “Instalar a partir de uma lista ou local específico” e clique em Avançar.

7- Selecione “Não procurar. Eu escolherei o controlador a instalar” e clique em “Avançar”.

8- Selecionar “Controlador Duplo Padrão PCI IDE” e clique em “Avançar”.

9- Clique em “Não” no momento que pedir para Reiniciar.

10- Agora desligue o computador, remova a unidade de disco rígido e instale em outro computador.

Método 3 – Utilizando o Ultimate Boot CD. Aplicado depois de mover o HD

Funciona no Windows XP (Não testei com o Windows 7)

1- Baixe a última versao do UBCD4WIN clicando aqui.

2- Crie o disco do UBCD4WIN e grave em CD.

3- Inicie o computador com UBCD4WIN. Este é o computador que “recebeu” o HD que ja tinha o Windows XP instalado e veio de outro micro.

4- Apos o carregamento do UBCD4WIN clique em “Registry Tools > Fix HDC “

5- Pressione a tecla “M” no teclado para iniciar a opcao “Update Massstorage Drivers”.

6- Quando ele foi concluído, pressione qualquer tecla para continuar e reinicie o computador.

Espero que tenham gostado. Façam seus testes e comentem os resultados aqui. Eu testei esses 3 métodos com sucesso. Lembrando que após transferir o HD para outra máquina é necessários instalar os drivers da placa mãe, mas isso já é um outro assunto.

Abraço

Rodrigo Nascimento.

Gostou do Post? Compartilhe!

    134 Comentários para: “Como trocar a Placa Mãe sem formatar o Windows

    1. Mas todos os procedimentos mostrados no post, são feitos com o pc funcionando…e caso a placa tenha queimado sem ter este procedimentos previamente executado? Como faz?

    2. Uma outra forma muito simples é usar o “sysprep”.

      Funciona em XP, Vista, Seven, Server…

      No executar digite cmd (enter)
      digite: cd windows (se esta for a pasta do windows) (enter)
      cd system32 (enter)
      cd sysprep (enter)
      sysprep.exe /oobe /shutdown /generalize (enter)

      o software irá limpar todas as configurações de drivers do sistema e desligará.
      Assim que desligar troque a plm e aguarde a reconfiguração do sistema.

      É pratico e funciona muito bem.

    3. Este procedimento pode ser largamente utilizado por aqueles que trabalham com uma grande quantidade de máquinas.

      Pode se gerar uma imagem, passar o sysprep e descarregar esta imagem em todos os equipamentos, independente da arquitetura (x86 – AMD86).

      Uma única observação, este procedimento desarma o Windows.
      Pode se executar o “rearm” 3x, depois disto não há como ativar o windows.
      Então o sysprep pode ser executado 3x em uma mesma imagem.

      Pra quem trabalha com imagens, também indico a leitura sobre o Clonezilla, é o melhor servidor de imagens atualmente, e é free.

    4. Provavelmente por que a arquitetura não mudou.
      Acontece de trocar somente o processador de um AthlonXp para um Phenom, e você terá alguns problemas.
      Se mudar de Intel para AMD e vice-versa, seu Windows não irá bootar.

    5. Ola, troquei a placa e o processador hj e nao sabia q existia modo de continuar com o windows, pena q so restou o metodo 3 pra ser feito so q uso o win 7 baixei o programa gravei a iso so q as opçoes descritas ai nao conferem, essa versao do link é 5.1.1 como procedo? nao queria ter q formatar alguma ideia?
      agradeço a atençao

    6. Oi Sandro, fazer a troca da placa mãe com o sistema em off é mais difícil mesmo. Já foi corrigido o passo 3, o caminho certo é Registry Tools>Fix HDC ou Fix IDE. Francamente testei isso no XP e deu certo, porém, dependendo da placa e do processador não tem jeito meu amigo, só formatando mesmo. Abraço!

    7. Oi William, vc já tentou o terceiro método descrito acima? Eu não tive a oportunidade de testar com o Windows 7. Se não funcionar terá que fazer um backup e reinstalar o Windows. É complicado, eu sei, mas é melhor fazer do que ficar tentando “remendar” o seu sistema. Até!

    8. Cara te agradeço e muito viu? Saí de um problemão aqui com a sua ajuda… Lembrando que eu resolvi com o 3º passo!! Este aplicativo de registro também tem no Hirens boot!! Abração e muito obrigado!!

    9. Estou com uma máquina que o cliente trocou o hd para uma outra placa instalou o win7 e não
      não estou conseguindo dar boot em nenhum cd/dv para formatar seja xp o win7 dar erro Intelide.sys arquivo corrompido e não segue a instalação.

    10. Oi Eduardo. Faça a manutenção corretiva na máquina. Verifique se as mídias não estão com defeito. Também utilize uma leitora de CD/DVD que esteja funcionando bem. Se o problema persistir, tente fazer uma instalação utilizando um outro HD que não seja o do cliente. Se mesmo assim o erro continuar teste as memórias e os outros periféricos que estejam instalados. É trabalhoso mas não tem outra alternativa.

      Abraço

      Rodrigo Nascimento

    11. Oi Rodrigo…
      Tentei fazer aqui no windows7, mas não deu resultado, a placa com problemas é um positivo daquelas placas com processador embutido, e estou passando para uma placa mãe IBM sockete 478, agora estou tentando baixar a ISO do Ultimate pra tentar usar o FIX HDC..

      Abraço
      Elzio

    12. Oi Rodrigo…
      Acabei por desistir, não tenho mais tempo pra ficar tentando,tentei baixar o Ultimate umas 04 vezes, deu erro no download, Tô formatando mesmo…mas se tiver alguma dica sobre o porquê não deu certo aqui..depois farei em outras maquinas tentativas pra ver..

      Abraço
      Elzio

    13. Tentei no Windows Server 2003 STD e não consegui! Mesmo seguindo o que o Renato comentou, não existe a pasta sysprep no meu system32
      Alguma sugestão a mais?

    14. segui o tutorial do renato e quando o windows inicia aparece o erro “o windows não pode terminar de configurar o sistema. Para tentar continuar configuração, reinicie o computador.

      ele reinicia e cae na mensagem novamente

    15. Oi neo. Eu já fiz o teste no tutorial feito pelo Renato e funciona perfeitamente. Algumas vezes o problema é quando o hardware é muito diferente ou simplesmente se troca o processador de Intel para AMD por exemplo. Existe uma boa quantidade de variantes que podem alterar o resultado final.

      Caso ainda tente utilizar o sistema antigo em outra placa, sugiro utilizar o UBCD4WIN conforme ensino no tutorial acima. Se nada funcionar recomento fazer o backup dos seus arquivos e reinstalar o Sistema Operacional.

      Att
      Rodrigo

    16. Estou pra trocar meu kit amd por um intel, rodo win 7 nele. No meu caso, uso 2 hds em raid 0, e lembro q na instalação do windows tive q instalar os drivers antes, então pensei em seguir o método 2 só que instalando os drivers sata / raid da nova placa mãe. Será q assim o windows irá dar boot? ou é melhor eu usar o comando do sysprep? Minha dúvida é que na primeira instalação o boot é feio por dvd, depois de reconhecido os hds que é instalado o sistema…

      Se eu não me engano, dando o boot pelo dvd do win 7 ultimate tem a opção de reparação do sistema, em vez de reinstala-lo completamente.

      Tenho MUITA coisa no pc, nao keria ter q fazer backup de tudo ou ter q baixar grande parte dos programas… tah certo que uma instalação nova sempre renova o pc, tira coisa q não presta e tudo mais só que quero manter a velharia por enquanto kkkkkk. Abraços!

    17. Oi André. Vamos por parte.

      “Estou pra trocar meu kit amd por um intel, rodo win 7 nele. No meu caso, uso 2 hds em raid 0, e lembro q na instalação do windows tive q instalar os drivers antes, então pensei em seguir o método 2 só que instalando os drivers sata / raid da nova placa mãe. Será q assim o windows irá dar boot?”

      Olha você está trocando teu kit AMD por um Intel, o que já é um problema pra quem quer trocar a placa mãe sem reinstalar o Windows, já que as diferenças de hardware são grandes. Só tem um jeito de saber se vai dar certo: fazer backup dos teus dados e trocar da placa mãe utilizando os métodos descritos no post.

      “ou é melhor eu usar o comando do sysprep? Minha dúvida é que na primeira instalação o boot é feio por dvd, depois de reconhecido os hds que é instalado o sistema…”

      O Sysprep vai limpar as informações de hardware. Quando você coloca o HD na nova placa o Windows carrega normalmente. Assim que ele carrega o perfil começa a instalar o novo hardware. Não precisa dar boot pelo DVD já que não vamos fazer uma nova instalação.

      “Se eu não me engano, dando o boot pelo dvd do win 7 ultimate tem a opção de reparação do sistema, em vez de reinstala-lo completamente.”

      Meu caro, eu não recomendo esse método. Geralmente não funciona bem.

      “Tenho MUITA coisa no pc, nao keria ter q fazer backup”

      André o backup é primordial para se fazer esses procedimentos. Qualquer falha na partição pode ter consequências terríveis. Portanto antes de qualquer coisa faça o backup. Se nada der certo a reinstalação de tudo é inevitável.

      Att

      Rodrigo

    18. Rodrigo

      Fui trocar hd do pc, coloquei um hd já formatado com win 7 e o so começa a carregar e reinicia o tempo todo, coloquei o hd anterior de volta e está acontecendo o msm que estava acontecendo com o outro o que posso fazer para corrigir o problema?
      Agradeço a ajuda

    19. Rodrigo, boa noite!
      Estive lendo os comentários e suas dicas, gostei muito.
      É o seguinte, estou planejando trocar o processador e placa mãe de meu micro por Core i5 2500k e uma placa mãe Intel a Z67 ou Z68 com soquete 1155, aproveitando o HD em que tenho instalado o windows 8. Poderei utilizar o Hd em que está instalado o Windows 8 sem precisar formatar?
      Agradeço-lhe se puder me ajudar nesta questão.

      Walmor do Nascimento
      Poá, SP

    20. Boa noite Rodrigo. Preciso de uma ajuda, se puder me responder ficaria muito agradecido. Tenho uma máquina que queimou a placa mãe, mas o cliente não quer formatar o HD. (O HD tem programas instalados no XP e o cliente não conseguiria estes para instalar novamente).
      Gostaria de saber se:
      01- Comprando uma placa mãe igual usada e colocando na máquina o XP vai dar boot normal?
      02- Se usar o método 3 e não der certo, isso vai alterar alguma coisa no HD ? Vou poder tentar outros métodos sem ter que formatar.
      03- Neste caso de placa mãe queimada, qual sugestão você teria sem formatar o HD.
      Não sei se fui bem claro, se precisar alguma informação me avise.
      Excelente tutorial, muito útil. Deste já agradeço sua colaboração.

    21. Oi Luiz. Respondendo a sua primeira pergunta, é 99% certo que se você comprar uma placa mãe do mesmo modelo da queimada tudo vai funcionar normalmente. Digo 99% e não 100% porque sempre algo pode sair errado.

      Agora com relação a pergunta 2, como as informações são de extrema importância para seu cliente, sugiro que faça uma imagem completa do HD do cliente e só depois comece a aplicar os métodos.

      E por último, caso você não consiga uma placa mãe do mesmo modelo, procure por uma placa do mesmo fabricante que utilize chipsets também de mesmo fabricante. Por exemplo, se sua placa tem chipsets da intel, compre uma placa que tenha chipsets da intel. Se forem da asus, procure placas com chipsets da asus e assim por diante.

      Abraço

      Rodrigo Nascimento

    22. ACHO QUENÃO PRECISA FAZER ISSO TUDO.
      É SÓ TROCA A PLACA MAE INSTALA O HD DA PLACA ANTIGA QUE
      O SISTEMA OPERACIONAL JÁ INICIA NORMAL E RECONHECE O HD E TODO O RESTO IDE/ATA. AI É SO INSTALAR OS
      DRIVERS DE SOM, VIDEO, O QUE PRECISAR.

    23. Bom dia Rodrigo, gostei das dicas pois estou a dias atrás de uma solução, a placa de uma cliente deu problema e ela tem sistema de loja que não pode perder nada e como a placa é antiga, eu não tenho nenhuma placa compatível. O que da para mim fazer é tentar usar esse 3º método e ter sorte né… Existe alguma forma de eu editar o registro de um Windows por outro?

    24. Oi Daniel. Veja bem. A troca da placa usando esses métodos não irá garantir que o programa da loja vai funcionar corretamente. Tudo vai depender da ativação desse programa. Quanto ao editar o registro de um Windows pro outro acredito que não há possibilidade, mas não posso afirmar com certeza. Boa sorte na sua tentativa. Até

    25. queria so deixar um comentario se me pudesse ajudar.. tenho as driveres todas instaladas no meu pc… problema… nao instala a placa de som… ja fui ao gestor e despositivos e ta la instalado… ja desinstalei e voltei a instalar uma driver de sm diferente… mas so que d[a sempre o (codigo de erro 10) qual sera o problema desse erro… gostarioa se me pudesse ajudar.. obrigado… Marco

    26. Valeu Rodrigão, salvou o tempo de muita gente.
      Eu fiz pelo terceiro passo e, assim como o Rafael, usei o Hiren’s Boot.
      Muito obrigado e um grande abraço!

    27. Bom dia!
      Bom Rodrigo, baixei o aplicativo e gravei em um CD, dei o boot porém da esse ERRO:

      EDD: Error 3200 reading sector 180122
      Initial menu has no LABEL entries
      boot: [aqui fica para mim poder digitar algo]

      tentei em outro HD e deu a mesma coisa.

    28. Meu PC tem placa G41MT-S2P da gigabyte, PROCESSADOR CELERON D. Quero trocar para GA-H61M-DS2H TB. DA GIGABYTE e o PROCESSADOR DUAL CORE G645, basta substituir? todas as configurações, e informações, salvas tais como: documentos, e-mais, e programas que estão no HD continua? atenciosamente!

    29. Olá Rodrigo,
      Gostaria de uma ajuda para o computador do meu filho. Ele trocou a placa- mãe e teve que trocar também o processador, já que o dele – i5 – era da primeira geração e não compatível com a nova placa-mãe. Foi feito a formatação e quando foi ativar o Windows 7, não foi possivel ativar.
      Ele ligou no suporte, deu o número que aparecia e disseram não ser possível ativar porque a licença era sómente para um PC. Mas o meu filho não trocou o PC, foi só a placa-mãe!
      O que fazer? Tenho que comprar um Windows novo?
      Por favor, me dê uma ajuda pois não entendo nada disso e agora já está aparecendo uma mensagem de que o windows é pirata!
      Muito obrigada!

    30. Oi Tânia. Suponho que seu Windows seja original. Correto? Se sim não teria problema nenhum ativar ele novamente pois seu computador foi apenas formatado. Outra coisa que pode estar acontecendo, é de alguém ter descoberto o serial original do seu Windows e estar usando ele. Em todo caso, ligue novamente para o suporte da Microsoft, explique o caso a eles. Geralmente eles pedem que enviem o scaner da nota fiscal do seu Windows e do DVD também. Até!

    31. Oi Ana. É difícil te dizer se na troca o seu Windows continuará funcionando. Os chipsets são Intel porá muda os modelos de processador. Só testando mesmo. Com relação aos arquivos no HD não perde nada, mas se precisar formatar será necessário fazer o backup. Até!

    32. olá rodrigo.
      estou com um problema com o meu computador e preciso tirar umas dúvidas. a cinco dias atras teve uma forte chuva aqui no rio, com trovoadas fortes. então eu estava em casa sozinha e sai desligando tudo, esperei o computador desliga e fui desliga o resto dos aparelhos letronicos, so que do nada veio um trovao tão forte que meu computador fez um barulho tipo estalo e ele pelo visto ainda não tinha sido desligado.. então tem um tecnico aqui na rua que sempre da uma olhada no meu computador. ai eu pedi para ele da uma olhada e ele acabou levando o cpu ele ja faz uns 3 dias. hoje ele disse que iria me informar o real problema. diz ele que pode ter sido a fonte ou a placa mãe. vi o seus tutoriais e me interessei, apesar que não entendo muito. o que devo fazer para trocar a placa mãe e não perder o meus arquivos? a minha cpu não liga e ele disse que acha que foi a placa mãe mesmo e que hoje iria olhar com mais calma. esse post vai me ajudar muito a resolver o meu problema/dúvida.

    33. Oi Tuanny. Mesmo que sua placa mãe tenha queimado os seus arquivos ficam intactos no seu HD. Portanto se o técnico que irá fazer a troca da placa mãe precisar reinstalar o Windows, basta ele fazer o Backup (a cópia) dos seus arquivos. O backup só não seria possível se o raio tivesse afetado seu HD. Até

    34. Olá Rodrigo, estou adquirindo uma placa mãe e irei fazer a troca da mesma, e depois que eu vi seu post fiquei em dúvida aqui se será necessário formatar meu HD :(
      Não irei trocar outros componentes, apenas a placa mãe de marca ASUS pra outra ASUS, sendo que de outro modelo, a minha atual queimou o som e a bateria não funcionava mais.
      Será necessário formatar? Ou apenas troco a placa mãe e irá funciona normalmente?
      Obs. Sei montar PC, eu montei o meu :)

    35. Prezado Rodrigo. Excelentes dicas em seu post! Muito obrigado. Informo que o link no Baixaki para o software está apontando para o UBCD511 que não é o UBCD4WIN. Abraços! Daniel.

    36. Boa noite Rodrigo! Troquei de placa-mãe e depois instalei o Win 7-64 (cópia registrada) através do boot-CD, opção ‘instalar nova cópia’. No processo de instalação, entrei com a ‘chave numérica’ sem problemas. Porém, ao tentar a ativação, me surpreendi, pois ainda consta a ‘chave numérica’ anterior, do Win 7-32, e não me permitiu alterar a numeração. Há jeito, neste caso? Obrigado e um abraço!

    37. Estou montando uma maquina para servidor de cameras, placa mae intel DH 61 CRBR e processadorcore I3, tenho um HD sata 500gb antigo, quando estou instalando o xp da uma mensagem que meu hd esta ruim, um amigo disse que é por causa controladora sata……………………………………..etc. alguem pode me ajudar resolver esse problema?

    38. Oi Sérgio, você tentou fazer uma instalação do Windows 64 bits por cima da de 32 bits? Cara, isso não fica bom, são plataformas completamente diferentes. Minha sugestão, já que você tem o DVD original do seu Windows, é entrar em contato com o suporte da Microsoft para ver se ha jeito para ativar seu sistema. Até!

    39. Uma outra forma muito simples é usar o “sysprep”.
      Funciona em XP, Vista, Seven, Server…

      No executar digite cmd (enter)
      digite: cd windows (se esta for a pasta do windows) (enter)
      cd system32 (enter)
      cd sysprep (enter)
      sysprep.exe /oobe /shutdown /generalize (enter)

      o software irá limpar todas as configurações de drivers do sistema e desligará.
      Assim que desligar troque a plm e aguarde a reconfiguração do sistema.

      É pratico e funciona muito bem.

      ESSA FUNCIONA!!!!!!!!!!!!!!!!! MUITO BOOOOOOOOOOM

    40. Olá Rodrigo, eu novamente, dessa vez é pra agradecer pela resposta anteriormente.
      Nem precisei formatar e isso foi um alivio, porém estou pensando em formatar por estar sabendo por “boatos” que o windows 8 é mais leve que o Win 7, vc tem alguma experiência ou informação se isso é verdade?
      Estou com medo de fazer essa arriscada troca, já que meu objetivo é ter mais desempenho em jogos pesados, estou com um pouco de travamentos e lag’s no jogo Battlefield 3, e desconfio que com o Win 8 o lag desapareça ou diminua.
      Abraços e obrigado novamente pelo ótimo post.

    41. Oi Kleyton, é lenda essa história do Windows 8 ser mais leve que o Windows 7. Eu já testei o Windows 8 no meu computador e o desempenho dele vai diminuindo conforme você vai fazendo as atualizações automáticas.

      Outro ponto, cuidado com as cópias piratas do Windows 8, elas não estão muito seguras. Com relação ao leg nos jogos, pode ser o Windows mas fica meio difícil de dizer, já que você deve levar muito em conta os recursos que o jogo pede e que seu sistema (computador) tem pra oferecer.

      Abraço

      Rodrigo

    42. Rodrigo vou trocar a minha placa mãe que danificou por outra. A placa nova também é da Asus, como a anterior, mas o chipset é diferente. A mobo antiga usava Nvidia e a nova usa chipset da AMD. O meu sistema operacional é o Win7 64 bits Ultimate. Estava querendo usar o método do sysprep, mas ouví dizer que ele apaga a ativação e para sistema OEM, que é o meu caso, talvéz nem seja possível ativá-lo sem ter que reinstalar. Vou tentar usar o método 2 e deixar o método 3 em stand-by, caso o anterior não funcione.
      Depois reportarei o resultado aqui.
      Obrigado por postar as dicas.

    43. para trocar a pl mae no xp basta apenas substituir o arquivo “system” dentro da pasta c:windowssystem32config pelo da pasta c:windowsrepair. copie e cole e substitua. mais isso se o xp ficar reiniciando, fora isso deixe carregar direto e instale normal os drivers.

    44. Método 2 funcionará em qualquer arquitetura? Tipo irei executar o procedimento em uma máquina virtual, desligo, crio uma imagem e distribuo para vários tipos de arquitetura Intel e AMD x86 e x64, já fez o teste? Funciona?

    45. Queridos, uma questão nível básico, mas que me estressou hoje à tarde. Seguinte: uma rede wi-fi (GVT/modem D-Link) com 3 máquinas Win-7, Kapersky em todas, Firewall do windows desativado, mesmo grupo de trabalho (rede corporativa e nome diferente da rede GVT), ip-máscara-gateway-dns configurados em todas (redundância), permissões ok e compartilhamentos idem. O problema: os micros A e B falam com C, que não fala com A nem com B; A e B não se falam, no entanto os ícones das estações aparecem no ambiente de rede (às vezes somem, é verdade). Refeita a configuração do modem wi-fi (inclusive com troca de senha) e resetados os access points. Acho que é isso gente! Será que esqueci algo óbvio? De qualquer forma, só aqui mesmo prum desabafo aliviador. Abraço a todos!

    46. Oi Sérgio, o blog está para isso também, um bom desabafo rssss

      Mas você esqueceu de mencionar uma coisa: todas as máquinas estão no sem fio, todas estão ligadas a cabos, ou mistas, parte no cabeamento e parte no Wi-Fi. Aguardo…

    47. Rodrigo, a máquina onde fiz a instalação ‘por cima’ do Win 7-64 sobre o Win 7-32 está OK, até o momento pelo menos… Quanto à validação, a Microsoft enviou – após contato telefônico – uma outra chave e a validação foi concluída com êxito. Muito obrigado por sua sempre pronta atenção! Abração!!

    48. Rodrigo, parece que postei este problema no local inadequado; agora que percebi. Desculpe! Bem, pra fechar, o problema era no Firewall do Kapersky, ou seja, desativando o dito cujo e deixando apenas o do Win 7 todos os micros estão se “enxergando” normalmente. Valeu mais uma vez por sua atenção! Abração!!

    49. Oi Rodrigo, queria tirar uma dúvida muito importante, eu comprei uma placa mãe nova e já tirei a usada e a guardei para vender, mas ocorreu problema, na hora da venda a pessoa que iria comprar, reparou alguns pinos do processador tortos, acho que são uns 7 a 10 pinos +/-, ele desistiu da compra, eu teria vendido ela Marca ASUS por R$ 120,00, corri atras do prejuízo e nenhum técnico quis compra-la, muitos são ignorante e nem explicam direito o motivo, apenas dizem que não serve mais e que não quer, tento argumentar mas não consigo, sabe como é né, moramos no Brasil e algumas pessoas são tal mal educadas que das duas lojas que eu fui todas eu fui péssimo atendido, pois eu queria saber sobre um possível conserto da placa em vez de joga-la no lixo, a questão é, tem como ajeitar? Pois um amigo disse que eu poderia desentortar os pinos e resolveria, mas é bem difícil como ele disse, eu acho que ajeitei, mas outra questão agora é, se ainda estiverem tortos, será que já risco de queimar o meu processador? Pois ele disse que acha que queima mas tem dúvidas, o meu medo é testar e queimar meu processador por os pinos ainda estarem tortos, mesmo não sendo possível notar a olho nu, pois eu desentortei com uma agulha, foi bem difícil.
      Qual conselho vc dá? ou será melhor jogar fora mesmo?

    50. Oi Kleyton, estavam tortos os pinos do processador correto? Pois bem, isso pode acontecer e o que tem que fazer é desentortá-los com cuidado. Eu utilizo uma agulha para levantar os pinos e um estilete para alinhá-los (acho essa a parte mais chata). Se você colocar o processador com os pinos tortos na placa ela simplesmente não vai ligar, dificilmente irá queimar sua placa. O maior problema é quando um dos pinos que você está tentando desentortar quebra, aí não tem jeito mesmo, a solução é jogar fora e comprar outro, se encontrar é claro. Quanto as pessoas ignorantes não liga não, o brasileiro precisa aprender a atender seus parceiros (é como eu prefiro chamar os clientes) com gentileza. É como algumas pessoas dizem: “uma pessoa bem atendida traz mais uma, porém quando ela é mau atendida ela leva embora mais 10.” Fica na paz. Sucesso. Até!

    51. Oi Rodrigo, obrigado, mas eu acho que eu não me expressei muito bem na pergunta, quis dizer que são os pinos da placa mãe, e não do processador rsr. Desculpas.
      Abraços.

    52. Os metodos 1 e 2 para a troca de placa mãe já usei e salvou minha vida….mas desta vez a placa queimou, e só sobrou o hd..tentei o metodo 3 , mas não consigo achar os itens que vc indicou no UBCD4WIN pois meu win xp fica reiniciando sem nem mesmo começar a carregar o xp…como vc diz para achar Registry Tools >Fix HDC ………

    53. Boa noite. Eu peguei um notebook pra consertar, porém, ao tentar formatar ele da erro e não passa pra segunda parte da formatação. Constatei que as usb estão com defeito. Tentei formatar pelo cd, mas a placa mãe não reconhece o DVD no boot. Vou tentar usar alguns desses métodos para solucionar esse problema. Penso em pegar o hd do notebook com defeito e formatar em outro notebook, depois tentar algum dos métodos e voltar o hd formatado pro note com defeito.
      Após tentar volto pra dizer o que aconteceu. Se eu estiver esquecendo de alguma coisa por favor me avisem.

    54. Tudo certo, uma dor de cabeça a menos, passei o feriado resolvendo esse pepino, mas consegui usando a opção 1. Parabéns pelo blog e muito obrigado. Se houver alguma coisa que eu possa fazer para retribuir estarei a disposição.

    55. Bom dia!
      Rodrigo Nascimento

      Preciso de uma informação temos aqui na empresa uma CPU que nos serve como SERVIDOR com as seguintes configurações:
      **Se conectando 18 estações em modo remoto

      Nome do OS Microsoft(R) Windows(R) Server 2003, Standard Edition
      Versão 5.2.3790 Service Pack 2 Compilação 3790
      Outras informações sobre o OS R2
      Fabricante do OS Microsoft Corporation
      Fabricante do sistema INTEL_
      Modelo do sistema D865PERL
      Tipo do sistema PC baseado em X86
      Processador x86 Family 15 Model 3 Stepping 3 GenuineIntel ~2992 Mhz
      Processador x86 Family 15 Model 3 Stepping 3 GenuineIntel ~2992 Mhz
      Versão/data do BIOS Intel Corp. RL86510A.86A.0075.P15.0404021333, 02/04/04
      Versão do SMBIOS 2.3
      Pasta do Windows C:WINDOWS
      Pasta do sistema C:WINDOWSsystem32
      Dispositivo de inicialização DeviceHarddiskVolume1
      Localidade Brasil
      Hardware Abstraction Layer Versão = “5.2.3790.3959 (srv03_sp2_rtm.070216-1710)”
      Nome de usuário Não disponível
      Fuso horário Hora oficial do Brasil
      Memória física total 2.046,64 MB
      Memória física disponível 1,16 GB
      Memória virtual total 3,86 GB
      Memória virtual disponível 2,90 GB
      Espaço do arquivo de paginação 2,00 GB

      Como devo proceder trocar de placa mãe para uma mais moderna sem ter que formatar nosso SERVIDOR pois da muito trabalho para configurar.

      Att,
      Alexandre

    56. Oi Jomar, esse é o lado mais gostoso de ser técnico quando se resolve um problema que é mais parecido com um desafio. Você pode ajudar o blog sim. Me mande sugestões de posts, dicas, algo que possa ajudar outros usuários. Tem gente que tem medo de compartilhar o conhecimento. Fico aguardando seu contato. Até!

    57. Oi Alexandre, você me passou as informações referentes ao sistema operacional. O importante seria você me passar o modelo da placa mãe que você usa e processador para eu poder analisar um conjunto que seja o mais compatível possível, o que não garante 100% que a troca dará certo.

      Aguardo seu retorno. Até!

    58. Ola, amigo! Vc é um CIENTISTA, Vc tem o dom de encinar facilmente… não encontrei explicações detalhadas assim nen nos pŕoprios desenvolvedores; muito bom mesmo e ainda mais, não encotrei virus nos arquiv. que vc indicou. Parabéns e muito obrigado!!!

    59. Obrigado mesmo, estou com uma placa aqui que nao sei porque no me deixa formatar nem a pau e agora só foi instalar o hd ja formatado e tá tudo blz, Obrigado pela ajuda e continue assim.

    60. Pelo método 3, que estou tentando, a versão atual do UBCD4 é completamente diferente da sua e não tem essas opções “Registry Tools” e Fix HDC. Por favor, reveja esse tópico, ou poste a versão do programa que fez o teste. Favor rever este tópico, pois não sei quem acertará com o menu do UBCD4 todo diferente. O que será que está ocorrrendo? No meu aparece Memory, hd, etc, mas nada de “Registry tools” e já entrei também dentro destes e nada.

    61. A Maneira mais simples é entrar com a placa nova (caso a antiga esteja queimada) clicando f8 entre em recuperar. Em seguida entre no cmd escolha c:windowssystem32config e de um copy de x:windowssystem32configSYSTEM substituindo o original e espere o windows iniciar.

    62. O mesmo aconteceu comigo. Descobri que esse programa FIX HDC não está mais na versão do UBCD. O Rodrigo apagou meu comentário anterior, certamente por ser anônimo, mas ele mesmo não testou a versão nova, creio que por falta de tempo. Entrei no site, mas não lembro onde pus o link e vi que esse programa não faz parte da família, não entendi o porquê. Boa sorte pra todos. O hirens boot tem o FIX HDC, mas não deu certo comigo, mesmo porque era um HD IDE e não SATA e a placa nova não tinha IDE. Consegui acessar com um cabo adaptador IDE ou SATA para USB e fiz logo o backup (ufa). Tentarei o método de Mayke em outro HD SATA com Windows 7. Perder tudo instalado? nem penso nisso. É um trabalho BRUTAL depois de tudo o que fiz para recuperá-lo com outro programa sensacional, não lembro o nome, ficou 4 dias rodando e recuperou. Depois eu posto para ver se consegui. Já fiz o backup de tudo.

    63. Ola , meu problema e complicado tinha uma pw 595 com processador da intel que queimou , comprei uma pm da Asus e um processador Amd , e nao tenho outro pc para baixar e gravar esses programas que voces usam tem algum metodo para nao formatar o hd?
      Desde ja agradecido.

    64. Oi Sandra, minha vida anda meio corrida sim mas não apaguei seu comentário. Desde que não desrespeitem meu trabalho, eu aprovo qualquer comentário. Mas deixa eu responder sua pergunta. Infelizmente a nova versão do UBCD não vem mais com esse programa. Eu estou vendo alternativas para resolver isso. Sucessso

    65. Boa noite criei o Cd porem na opção 3 não aparece a opção 4- Apos o carregamento do UBCD4WIN clique em “Registry Tools > Fix HDC ” o cd que criou foi o ultimate boot cd 529, abre varias opções, preciso inicializar um HD que estragou a placa mãe com o windows 7

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>